Oficinas

Programação das Oficinas

Dia 05 de dezembro

Tarde

  • 14:00 às 18:00 Oficina 1- Tópicos especiais em aprendizado de máquina. Unidade I F-01.
      • Ministrante:Daiane Sampaio Santos.

    Profa. no IFMS, Campus Corumbá. Possui graduação em Análise de Sistemas e mestrado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência em aprendizado de máquina e análise de séries temporais financeiras.

  • 14:00 às 18:00 Oficina 2 – Como subverter sites e clonar credenciais de acesso, uma abordagem prática. Unidade I F-10.
      • Ministrante: Brivaldo Alves da Silva Junior.

    Possui títulos de Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil, em 2013 e 2007 respectivamente. Ele trabalha como Professor Assistente na Faculdade de Computação na UFMS desde 2013. Seus interesses de pesquisa incluem redes, recursos e gerenciamento de serviços em redes cabeadas e sem fio e em arquiteturas futuras para a Internet.

  • 14:00 às 18:00 Oficina 3 – Base de dados Senior, Semi-sênior, com la herramienta de Oracle. Unidade II Sala 17.
      • Ministrantes : Plabo R. Tordoya S. | José Emil Ruelas A.

    Licenciado em Ingenieria de Sistemas y diplomado em Educacion Superior por la UNITEPC/ Cochabamba – Bolivia.

    Formación em DBA Oracle, Operador de Base da Dados, Técnica en Redes, todas las formaciones por la Universidad Tecnologica Nacional – Bolivia.

  • 14:00 às 18:00 Oficina 4 – A Inovação e Tecnologia nas Micro e Pequenas Empresas.  (Parte 1) Unidade I H-108.
      •  Ministrante: Roosiley dos Santos Souza.

    Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com período de estágio doutoral na Universidade de Lisboa – Instituto de Economia e Gestão – Lisbon School of Economics and Management, Mestre em Desenvolvimento Local e Especialista em Sistemas de Informações Gerencias pela UCDB. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Professora adjunta na UFMS/Campus do Pantanal. Professora do programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Administração Pública da ESAN/UFMS e do MBA Gestão de Negócios no CPNV/UFMS.

Dia 06 de dezembro

Tarde

  • 14:00 às 18:00 Oficina 5 – Bootstrap: Uma ferramenta para Front-End de Sistemas para WEB. Unidade I F-10.
      • Ministrante: Luiz Sergio Velasques Urquiza Junior

    Graduado em Ciência da Computação pela UFMS. Docente lotado no IFMS, campus Corumbá, desde janeiro de 2011. Analista de Tecnologia da Informação da UFMS no NTI em Campo Grande de 2004 a 2010.

  • 14:00 às 18:00 Oficina 6 – Facebook Marketing. Unidade I F-01.
      • Ministrante: Antonio Ávila da Silva Junior.

     

  • 14:00 às 18:00 Oficina 4 – A inovação e Tecnologia nas Micro e Pequenas Empresas. (Parte 2) Unidade I H-108.
      • Ministrante: Roosiley dos Santos Souza.

    Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com período de estágio doutoral na Universidade de Lisboa – Instituto de Economia e Gestão – Lisbon School of Economics and Management, Mestre em Desenvolvimento Local e Especialista em Sistemas de Informações Gerencias pela UCDB. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Professora adjunta na UFMS/Campus do Pantanal. Professora do programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Administração Pública da ESAN/UFMS e do MBA Gestão de Negócios no CPNV.

 

Dia 07 de dezembro

Tarde

  • 14:00 às 18:00 Oficina 7 – Lot com arduino. Unidade I F-10.
      • Ministrante: JiyanYari.

    Professor de computação no IFMS/CG. Graduado em Ciências de Computação. Pós graduado em Criptografia e Segurança de Rede, pela UFF; Pós graduado em Agente de Inovação e Difusão tecnológica (ABIPTI/UFMS); Pós graduado em Administração em redes Linux (UFLA-MG); Extensão em Gestão de Tecnologia da Informação (FGV-SP); Doutorando em Desenvolvimento Regional (Uniderp).

 

  • 14:00 às 18:00 Oficina 8 – Scratch e possibilidades em robótica. Unidade I F-01.
      • Ministrante: Anderson Corrêa de Lima.

    Possui graduação em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) em Teoria da Computação/Algoritmos Paralelos e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015) em Computação Paralela de Alto Desempenho. Atualmente é professor adjunto II dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – Campus Universitário de Ponta Porã e do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos trabalha nas linhas de pesquisa de: Engenharia de Software, IHC e Computação Paralela de Alto Desempenho. É Coordenador do projeto de extensão GIRA-Fronteira (Grupo de Interação, Robótica e Acessibilidade) do Campus de Ponta Porã, que desenvolve ações de extensão com a comunidade e promove a produção de softwares educacionais para o ensino básico.

  • 14:00 às 18:00 Oficina 9 – Curso Introdutório de App. Inventor. Unidade II Sala 17.
      • Ministrantes: Graziela Santos de Araujo | Gabriel Santana de Menezes.

    Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professora adjunta da UFMS e aluna do programa de doutorado da mesma. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioinformática, comparação de genomas, análise de algoritmos, estruturas de dados e filogenia.

    Acadêmico do terceiro semestre do curso de Engenharia de Software da Faculdade de Computação da UFMS.

Dia 08 de dezembro

Tarde

  • 14:00 às 18:00 Oficina 10 – Design thinking Salomão Baruki.
      • Ministrante: Leandro Soares Guedes

    Mestre em Computação pelo INF/UFRGS e bacharel em Ciências da Computação pela UFPEL. Atualmente é professor do IFMS. Têm experiência em interação humano-computador, visualização de informações e experiência do usuário.

 

Obs.: A programação poderá sofrer alteração, sem prévio aviso conforme necessidade de adequação do evento.