Palestras

Programação das Palestras

Dia 05 de Dezembro

  • 09:30 Palestra: Nascidos para empreender. Salomão Baruki.
    • Palestrante: Georgia Angelica Velasquez Ferraz.

      Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Especialista em Contabilidade Financeira e Controladoria pela UCDB (2009). Especialista em MBA em Gestão de Negócios pela UCDB/ Portal Educação (2013). Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Professora EBTT no IFMS Campus Corumbá. Coordenadora da TecnoIF Corumbá.

  • 11:00 Palestra: Gestión de plataforma virtual Moodle para la enseñanza en la educación superior. Salomão Baruki.
    • Palestrante: Dario Vallejos Claros – Pablo Tordoya

      Professor em la Universidad Tecnica Privada Cosmos – UNITPEC/ Puerto Quijarro – Bolivia. Licenciado em Ingenieria de Sistemas y diplomado em Educacion Superior por la UNITEPC/ Cochabamba – Bolivia.

Dia 06 de Dezembro

  • 08:00  Palestra: Controle de danos! Não estamos nada seguros. Salomão Baruki.
    • Palestrante: Brivaldo Alves da Silva Junior.

      Possui títulos de Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil, em 2013 e 2007 respectivamente. Ele trabalha como Professor Assistente na Faculdade de Computação na UFMS desde 2013. Seus interesses de pesquisa incluem redes, recursos e gerenciamento de serviços em redes cabeadas e sem fio e em arquiteturas futuras para a Internet.

  • 09:30  Palestra: Empreendedorismo Digital – Como Fazer Acontecer? Salomão Baruki.
    • Palestrante: Luis Eduardo Borges Schunke.

      Graduado em Ciência da Computação – UNIGRAN-MS; Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional; Proprietário do Site Portal Bonito há 10 anos; Docente SENAC Corumbá do Segmento de Informática desde 2014.

  • 11:00 Palestra: Interação com Jogos Digitais. Salomão Baruki.
    • Palestrante: Leandro Soares Guedes.

      Mestre em Computação pelo INF/UFRGS e bacharel em Ciências da Computação pela UFPEL. Atualmente é professor do IFMS. Têm experiência em interação humano-computador, visualização de informações e experiência do usuário.

  • 18:30 Palestra: Jogos – Carreira e Mercado. H-108 Unidade I.

    • Palestrante: Erick Gomes da Silva.

      Graduando de Engenharia de Software pela Unigran, foi fundador e Gerente de Projetos da Baiacu Games e da Mana Meltdown, já lecionou no SENAC como professor de Java e Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, em 2015 foi Analista de Sistema Plena na Itel Informática e hoje é Analista de Testes na Geoi2 onde desenvolve testes automatizados de qualidade de software e atua como desenvolvedor de jogos de forma independente.

Dia 07 de Dezembro

  • 08:00 Palestra: Mudanças educacionais e a robótica pedagógica: reflexões e ações. H-108 Unidade I.
    • Palestrante: Anderson Corrêa de Lima.

      Possui graduação em Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) em Teoria da Computação/Algoritmos Paralelos e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015) em Computação Paralela de Alto Desempenho. Atualmente é professor adjunto II dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso Sul – Campus Universitário de Ponta Porã e do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos trabalha nas linhas de pesquisa de: Engenharia de Software, IHC e Computação Paralela de Alto Desempenho. É Coordenador do projeto de extensão GIRA-Fronteira (Grupo de Interação, Robótica e Acessibilidade) do Campus de Ponta Porã, que desenvolve ações de extensão com a comunidade e promove a produção de softwares educacionais para o ensino básico.

  • 09:30 Palestra: O Direito e o uso da tecnologia. H-108 Unidade I.
    • Palestrante: Marcos Brito.

      Promotor público do MS.

  • 11:00 Palestra:  O que é LEAN? Elimine desperdício e entregue continuamente. H-108 Unidade I.
    • Palestrante: Charles Felipe Oliveira Viegas | Adaylong Borges dos Santos.

      Consultor especialista em arquitetura de software. Bacharel em Analise de Sistemas (UFMS), Especialização em Gestão de Sistemas de Informação e Mestrando em Ciências da Computação (ÚNICAMP).

      Especialista em Governança de TI. Empreendedor em negócios digitais dede 2008. Co-fundador da Go Talent e da Metriccs. Eleito um dos 10 empreendedores de sucesso com menos de 30 anos pelo Portal IG Economia em 2015.

Dia 08 de dezembro

Manhã

  • 09:30 Palestra: Inovação em tempos de Startups. H-108 Unidade I.
    • Palestrante: Leandra Costa. 

      Formada em Administração e Comércio Exterior, com especialização em Gestão Global de Negócios. Trabalha no SEBRAE em inovação há mais de 15 anos. Gestora do Living Lab MS. Mãe e empresária.

  • 11:00  Palestra: A necessária interação Universidade, Empresas e Governo: o caso UFMS. H-108 Unidade I.
    • Palestrante: Jardel Matos.

      Advogado. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Coordenador de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Diretor da ANPROTEC (Associação Nacional Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos). Presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação (RedeMS de Inovação). Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MS. Coordenador da Rede Centro-Oeste de Inovação (RedeCO de Inovação). Diretor Técnico da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (FINOVA). Membro e ex-presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico Internacional, sediado em Ponta Porã, MS (PTIn). Ex-gerente da Pantanal Incubadora Mista de Empresas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PIME/UFMS).

Obs.: A programação poderá sofrer alteração, sem prévio aviso conforme necessidade de adequação do evento.